Pontos Turísticos

Santa Maria da Boa Vista-PE

Rio São Francisco:
Mais conhecido como "O Velho Chico", o Rio São Francisco banha o município de Santa Maria da Boa Vista em uma extensão de mais de 112 km, os mirantes naturais do Vale e do Cruzeiro, além da sede municipal, dominam a paisagem circundante do arquipélago fluvial, formado pelas ilhas da Lua, Saco, Coqueiral, Cajueiro, Missões, Sol, Pequena, do Canavial e da Coroa. Complementa ainda às ilhas, vários afloramentos rochosos que são utilizados por aves ribeirinhas para descanso, e pequenas ilhotas primitivas. Todas as ilhas possuem ancoradouros naturais de profundidade variável.
Mirante do Carmelo: 
Localização: Povoado de Serrote
Ponto de Referência: Sede do Município (20 km de distância)
Vias de Acesso: trilha do Carmelo, estrada não pavimentada e em regular estado de conservação; monte Carmelo.
Transporte: Passeio / Canoagem 
Esporte - Recreação Praticados: Cannyoning 
Do seu alto contempla-se a corredeira da Panela dos Dourados, o leito do Rio São Francisco e algumas pequenas ilhas, além de um belo pôr-do-sol.
Um pouco abaixo do seu topo encontra-se um santuário em devoção a Nossa Senhora do Carmo.  Encontra-se em bom estado de preservação e limpeza.
 Museu Coripós:
O nome é em homenagem a uma tribo indígena; A casinha verde à beira do rio preserva arquitetura antiga e guarda fotos, objetos e utensílios domésticos de famílias tradicionais da cidade, exposição de quadros e esculturas de artistas locais.
Horário de funcionamento: 8h às 12h e das 2h as 17horas
Fone: (87) 3869-1156 Ramal 222
 
Igreja  de Nossa Senhora da Conceição: 
Localização: Praça Coronel Luiz de Carvalho (antiga praça do Cruzeiro)  
A Igreja de Nossa Senhora da Conceição foi construída no início do século XIX, de desenho arquitetônico de inspiração dórica e despojada, de elementos artísticos que traduzem a típica composição das capelas votivas do Brasil,com nave única, capela-mor, e sacristia. Construida no ano de 1900, com alvenaria mista de pedra e tijolo, depois de algum de tempo passou por uma grande reforma eliminando a feição de capela primitiva. Apenas a fachada principal possui sua arquitetura original. A igreja é aberta para visitação pela manhã das 6:00h às l2:00h e das 14:00 às l8:00h. Caso esteja fechada nesses horários é indicado procurar a Casa Paroquial que fica ao lado da mesma. São realizadas missas diariamente de segunda a sábado às 06:30 e 19:30h, e domingo às 09:00 e 19:30h. A igreja situa-se no extremo ocidental da cidade, voltada para o poente, às margens do Rio São Francisco.
 
Casarões Antigos: 
As construções datam do final do século XVIII foram as primeiras casas edificadas dando origem à cidade. São casas germinadas, apresentando embasamento em alvenaria e pedra (granito). Apresentando plantas distintas. Devido às alterações ocorridas, fica difícil estabelecer um tipo de arquitetura de moradia rural.
Mercado Público Municipal:
O mercado foi edificado em 1918, Edificação de caráter específico, apresenta planta com pátio interno, característico dessas construções. Sua estrutura é em alvenaria de tijolo maciço, com paredes de vedação do mesmo material. E ocupa um quarteirão inteiro. Hoje ainda funcionam barbearias e mercearias a qual mantém as mesmas estruturas de tempos atrás, onde localiza-se também o Departamento de Cultura e Turismo.
Horário de funcionamento: 8h as 16horas. Fone: (87) 3869-1156 Ramal 238
 
Casa de Farinha:
 Ilha da Missão  ou Ilha das missões:
possui ruínas de uma igreja onde os jesuítas catequizavam os índios.  
  
Serra da Seriema: 
Otima para a pratica de esportes radicais.
Um pouco abaixo do seu topo da serra encontra-se um santuário em devoção a Santa Luzia.
                             
Serra do Cangambá:
Gruta não explorada, Com pinturas rupestres, cavernas, e fio d’água.
     
 Câmara de Vereadores:
A Câmara Municipal é Órgão Legislativo do Município e se compõe de Vereadores eleitos de acordo com a legislação vigente, como designa a Constituição Federal, é também Chamada de Câmara de Vereadores. A Câmara Municipal de Santa Maria da Boa Vista, abre atendimento ao público de segunda à sexta-feira, a partir das 8h às 13hs.
As Reuniões Ordinárias: acontecem às terças-feiras, às 19h30.
Vinícola São Francisco:
Fundada em 1984, a vinícola originou-se do primeiro projeto de irrigação do Vale do São Francisco implantado em 1972. Os Vinhos Botticelli são jovens com características aromáticas muito frutadas e têm, além da identidade do São Francisco.
Horário de funcionamento: agenda cada visita.
Por Iandra Leite - Guia de Turismo
* Com algumas fotos de Gilmar Araújo.